ENQUANTO A CHUVA CAI

Teatro I 2016 a 2021 I 45’00’’ I Livre

Download do Projeto
Download das Informações técnicas

SOBRE
‘Enquanto a Chuva Cai’ é o primeiro espetáculo da Cia. Fluctissonante, grupo curitibano que se dedica a criação e pesquisa em espetáculos acessíveis para surdos e ouvintes, em Português e Libras.

O trabalho parte de uma barreira linguística existente entre dois personagens: uma criança surda e uma criança ouvinte. Eles encontram-se dentro de uma casa em ruínas, em meio a guerra. Numa guerra um amigo é como uma fonte no deserto e, então, em delicados jogos de cena a comunicação e aproximação entre os dois acontece.

A proposta é que, assim como na cena, tanto ouvintes quanto surdos estejam juntos vivendo uma mesma experiência teatral, que acontece a partir do biínguismo utilizado na cena. Muito embora poucos sejam aqueles que compreendam as duas línguas, o espetáculo e sua narrativa são lidos de modos particulares, mas compreendidos igualmente por todos.


FICHA TÉCNICA
Criação Compartilhada de Helena de Jorge Portela e Igor Augustho
Texto: Nautilio Portela
Direção: Nautilio Portela e Claudete Pereira Jorge
Elenco: Gabriela Grigolom e Igor Augustho
Atriz Standin: Helena de Jorge Portela
Iluminação: Judy Fiorese
Manutenção de Luz e Operação: Eduardo Neto
Trilha Original: Chico Paes
Figurinos e Cenário: O Grupo
Criação e Realização: Cia. Fluctissonante
Produção e Realização: Pomeiro Gestão Cultural

HISTÓRICO
- Estreia nacional em março/2016 na mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba, realizando 2 apresentações. Temporada em Curitiba em junho/2016 no Mini Auditório do Teatro Guaíra, com entrada franca, realizando 6 apresentações.
- Circulação pelo Sesc-SC em julho/2017, realizando ao todo 7 apresentações nas cidades de Florianópolis, Laguna, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Lages e Chapecó.
- Temporada em Curitiba, setembro/2018 no Auditório Antônio Carlos Kraide, totalizando 14 apresentações através do Fundo Municipal de Cultura de Curitiba (FCC/PMC), sendo 6 apresentações abertas ao público e 8 voltadas a alunos do ensino médio da rede pública de ensino.
- Realização de apresentação em maio/2019 no Projeto Narrativas do Silêncio, em Natal - RN.
- Realização de 4 apresentações em junho/2019 na I Mostra Claudete Pereira Jorge em Curitiba.
- Realização de 1 apresentação em dezembro/2019 na Semana Modos de Acessar do Sesc/SP, em Santo André - SP.
- Múltiplas ações no projeto Plataforma Cena, do Sesc Nacional, em outubro de 2021, a convite da curadoria do Projeto Palco Giratório.
- Componente da programação do projeto Palco Giratório Online no 2º Semestre de 2021